segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MENSAGEM SOBRE FAMÍLIA











Reflexão sobre a Família

É longa a história de cada Família! Tão longa, que as suas mais profundas raízes mergulharam num passado cuja memória se perde na história do tempo! Todas as famílias têm o seu passado. As suas raízes. Delas brota a seiva do exemplo, memórias de virtudes e de defeitos também. Delas, o presente de cada Família, recebe a missão de transmitir ao futuro o presente que deve preparar aquele. Os ramos da árvore de cada Família renovam o passado, promessas de futuro. Abertos ao tempo que há-de vir, os filhos – ramos espraiados ao sol da vida – estão profundamente unidos, indissociavelmente unidos, a seus pais e a avós. Como estes, alimentam-se e revigoram-se no Amor que circula desde as raízes ao longo do tempo e que o tempo não pode esmaecer. Pelo contrário, urge que Pais e Avós sejam capazes de testemunhar um Amor forte, permanentemente reconstruído e transmitido. Só amando se pode dizer o que é o Amor! E o Amor é circulante tal como a seiva das árvores: ascendente e descendente. Esta dupla circulação do Amor reforça, porque alimenta, a vida dos indivíduos na Família. O Amor, assim, não é mero símbolo poético, mais ou menos irreal. O Amor, seiva em movimento, é vivo e só tem sentido quando vivido numa dinâmica de renovação, que se adapta sem deixar de ser o que, na realidade, é: alimento que se dá e se recebe. O Amor é construído no quotidiano das “coisas” simples e, quantas vezes não visíveis, tal como a simplicidade da seiva bruta que pouco ou mais transporta do que água e sais minerais. Numa árvore não vemos a seiva, sem a qual ela não vive, tal como nas Famílias o Amor tem de existir mesmo sem dar nas vistas, sem a exuberância de gestos e atitudes. O Amor, na Família, é como silêncio que fala ou voz ou gosto discretamente presentes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. achei muito intressante ,sou vilma camilo meu camilo vem do meu avô paterno ,se chamava( joão camilo ,meu pai loredo camilo) ,nunca conhecemos nenhum parente ,minha avó faleceu qd meu pai tinha apenas 6 meses de idade,meu avõ _ entregou a uma familia para q _criasse e desapareu levando outros 6 filhos ,só sei q meu avõ joão camilo era da cidade de (matão sp) eu bém q queria conhecer pessoas da familia msm parentes distantes ja q meu pai tem agora 90 anos de idade,

    ResponderExcluir
  3. meu nome José Paulo Liberale meus avós pater-
    nos chamavam-se Romano Liberale e Virginia italianos resd.em Sta.Rita P/Quatro-sp ambos falecidos, eu sou de Porto Ferreira-sp será que temos algum parentesco?


    ResponderExcluir